O levantamento divulgado pelo IBGE, nesta quinta-feira, 31, referente às Informações Básicas Municipais (MUNIC) de 2023, informa que houve uma ampliação do escopo das atividades desenvolvidas pelas Guardas Municipais em comparação aos resultados de 2019.
De acordo com o estudo, foi observado um aumento no percentual de Municípios em que as GMs passaram a ter um maior número de atribuições.
As instituições Guardas Municipais ainda se mantêm tendo como principal atribuição a proteção de bens, equipamentos e prédios dos Municípios, o que corresponde a 92,6%. Porém, o patrulhamento de vias públicas passou a figurar como a segunda atividade mais desenvolvida, com percentual de 86,8%, ultrapassando as atividades de segurança em eventos/comemorações e de auxílio à Polícia Militar que, em 2019, estavam à frente nos resultados.
Outro número da pesquisa mostra o crescimento das atividades de auxílio ao público, com percentual de 83,9%, em 2023, assim como aumento das ações educativas junto à população (78,4%) e atendimentos sociais (60,5%).
Todos esses apresentados pelo IBGE evidenciam O AUMENTO DO TRABALHO PREVENTIVO E DE APOIO COMUNITÁRIO LOCAL REALIZADO PELAS GUARDAS MUNICIPAIS.
Por esse motivo, a FENAGUARDAS tem lutado para garantir a segurança jurídica necessária aos profissionais GMs e o reconhecimento da categoria como Polícia Municipal. Está claro que a atuação dos guardas municipais tem sido fundamental no cotidiano das cidades brasileiras, como uma ferramenta de proteção, prevenção e atenção à sociedade.