Capacitação e treinamento são essenciais para garantir o desempenho qualificado dos guardas municipais nas ruas da capital. Por este motivo, a Prefeitura de Maceió tem investido em cursos para capacitar ainda mais os agentes da Guarda Municipal de Maceió (GMM), aumentando a sensação de segurança do maceioense.
A formação foi finalizada nesta terça-feira (22), com a avaliação sendo realizada no estande de tiro da Central das Armas, no Centro de Maceió. A Instrução de Armamento e Tiro teve início no dia 7 de fevereiro. Os participantes tiveram aulas teóricas e práticas, totalizando uma carga horária de 160 horas.
O secretário Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prado, disse que os agentes municipais de segurança pública estão ainda mais capacitados a defender ao cidadão.
“Encerramos o curso de armamento e tiro para a Guarda Municipal de Maceió. A partir de agora, um novo grupo de servidores está habilitado para ter o porte funcional de arma de fogo e assim proteger a população da cidade e os turistas que visitam a capital alagoana. A capacitação é fundamental para que os agentes de segurança pública estejam mais preparados no enfrentamento à criminalidade, defendendo o cidadão em todos os logradouros públicos do Município”, destacou o secretário.
A parte teórica da instrução aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) e a prática foi realizada nos estandes da Polícia Civil de Alagoas e da Central das Armas.
O guarda municipal e instrutor da capacitação de armamento e tiro, Ricardo Silva, falou que depois desse curso de instrução Maceió terá uma Guarda Municipal ainda mais preparada e atuante trabalhando nas ruas da capital.
“Os alunos tiveram 20 dias intensos de preparação e podemos dizer que é um marco para a instituição a realização desse curso. Foram anos e anos de estagnação, mas agora a atual gestão tem oferecido diversas capacitações para que os guardas estejam mais aptos a atuar durante o dia a dia”, afirmou o instrutor.
Entre os assuntos abordados durante o curso, os agentes de segurança pública tiveram aulas sobre as regras de segurança para o manejo, transporte e guarda, tipos de munições e suas aplicações, equipamentos e acessórios, técnicas de tiro, técnicas de tiro defensivo e atendimento pré-hospitalar tático.
Nova realidade
Desde 2002 na Guarda Municipal de Maceió, a agente de segurança pública, Vanusia Moreira, 43 anos, afirmou que o curso de armamento e tiro foi muito esperado por ela e por tantos outros colegas.
“Posso dizer que estou realizando um sonho com o encerramento desse curso. Agora vamos viver um novo tempo na Guarda Municipal. Estaremos ainda mais preparados para enfrentar a criminalidade, prestar um melhor serviço à sociedade e defender a nossa vida”, disse a guarda municipal que atua na segurança do Centro de Atenção Psicossocial (Caps-AD) Dr. Everaldo Moreira, no bairro Farol.
Com a conclusão da instrução, as avaliações e as documentações de cada guarda municipal será analisada pela Polícia Federal para que o porte funcional de arma de fogo seja homologado pelo órgão federal.
FONTE: CORREIO DOS MUNICIPIOS