A FENAGUARDAS informa que o IBGE divulgou, nesta quinta-feira, 31, sua Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) referente ao ano de 2023 com dados importantes sobre as cidades brasileiras. Quando comparado com o levantamento de 2019, por exemplo, o estudo aponta um crescimento de 11,3% no número de Municípios que implementaram a Guarda Municipal na sua estrutura de segurança pública.
Esse dado reforça o potencial de fortalecimento que as Guardas Municipais vêm tendo nos últimos anos, bem como o aumento do entendimento dos gestores públicos das cidades sobre a importância do policiamento municipal.
Ainda de acordo com o IBGE, nos recortes por classe de tamanho da população dos Municípios ou por Grandes Regiões, observa-se também um aumento do efetivo na Guarda Municipal.
Nas municipalidades com população de 10.000 a 20.000 habitantes, por exemplo, o aumento total de efetivo chegou a 21,5%.
Além disso, outro levantamento de extrema importância feito pelo IBGE foi sobre o crescimento de Instrumentos de Gestão na Segurança Pública. O número de Municípios com Fundos Municipais de Segurança Pública saiu de 6,5% (2019) para 10,2% (2023). Já as cidades com Planos Municipais de Segurança Pública aumentaram de 5,1% para 9%.
A FENAGUARDAS destaca que a pesquisa do IBGE é um parâmetro crucial para que os gestores públicos, em todas as esferas (União, Estados e Municípios), entendam o contexto atual da Segurança Pública, com atuação direta das Guardas Municipais, e desenvolvam políticas públicas que contemplem essa demanda da sociedade.