Teve início na manhã desta quinta-feira, 24, o I Seminário Integrado das Guardas Municipais, que está sendo sediando na cidade de Juazeiro do Norte-CE. O evento tem caráter interestadual e conta com representantes de diversos municípios da região. A abertura contou com palestras e aconteceu no auditório da Secretaria de Educação (SEDUC) de Juazeiro do Norte-CE.
O seminário estima reunir 150 pessoas e celebrará também os cinco anos de criação da Patrulha Maria da Penha da cidade de Juazeiro. O evento é coordenado pela secretária adjunta da Secretaria de Segurança de Juazeiro, Silvia Paula Rodrigues, e pelo GCM Félix, do Núcleo de Educação e Proteção à Violência Doméstica.
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Mossoró não só se fez presente como também enviou uma equipe da Patrulha Maria da Penha (PMP) para contribuir com o evento através da realização de palestra educativa e orientações gerais.
Representando Mossoró, participam do seminário, a coordenadora das Ações Educativas da Patrulha Maria da Penha, GCM Raniclea; a coordenadora-geral da Patrulha Maria da Penha, GCM Jamille Silva; o inspetor da Guarda Civil, Da Costa e o GCM Jales.
De acordo com Jamile Silva, coordenadora da Patrulha Maria da Penha da GCM Mossoró, essa solenidade é de grande importância no sentido de reforçar e orientar não só as mulheres, como os servidores e a população em geral sobre a prevenção e o combate à violência doméstica. Além disso, pode repassar seus conhecimentos e experiência adquiridos com a Patrulha Maria da Penha da cidade de Mossoró. “Este evento tem como objetivo maior debater as ações de prevenção e o combate à violência doméstica, sempre com foco na Lei Maria da Penha”, ressaltou.
Além de Mossoró e da cidade sede de Juazeiro, o seminário tem também a participação de diversos outros municípios cearenses como: Serra Talhada, Crato, Jardim, Iguatu, Araripe, Brejo Santo, Caririaçu, Cedro, Solonópole e outros. O seminário segue com suas atividades até esta sexta-feira, 25.