A FENAGUARDAS foi convidada para o 1º Encontro Técnico Nacional sobre Câmeras Corporais e Segurança Pública no Brasil. O evento foi realizado em Brasília, nesta terça-feira, 29, contando com a presença de representantes de várias categorias.
Luiz Vecchi, presidente da Federação, falou em nome dos Guardas Municipais durante a solenidade e defendeu que sejam estabelecidos protocolos de privacidade no uso das câmeras corporais.
Ele ressaltou que a FENAGUARDAS não é contra a utilização do equipamento, que tem seu papel e é importante para a Segurança Pública. No entanto, é preciso reconhecer e respeitar os limites.
Vecchi destacou que por trás de toda tecnologia desse tipo de equipamento existe um servidor, um guarda municipal, um ser humano que precisa ter seus direitos de privacidade respeitados. “Qual interesse da Administração ver o profissional almoçando, indo ao banheiro, conversando com a esposa, por exemplo?”, questiona.
De acordo com Ministério da Justiça e Segurança Pública, o 1º Encontro Técnico Nacional sobre Câmeras Corporais visa promover discussões sobre aspectos inerentes ao uso do equipamento, buscando aprimorar os processos organizacionais nas instituições por meio da implantação do Projeto Nacional de Câmeras Corporais, cujo objetivo é qualificar as evidências criminais e proteger os policiais e os cidadãos em interações cotidianas.
A FENAGUARDAS informa que seguirá acompanhando o andamento dos trabalhos e participando das discussões, sempre buscando garantir os direitos dos guardas municipais.