O presidente da FENAGUARDAS, Luiz Vecchi, e a diretora Jurídica da Federação, Rejane Soldani, estiveram no Ministério da Justiça, na tarde desta quarta-feira, 10, juntamente com o presidente do Sindguardas-SP, Márcio dos Santos. Eles se reuniram com o secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo.
A reunião teve como tema principal a necessidade da segurança jurídica para atuação dos guardas municipais, com reconhecimento da sua natureza policial. Foi ressaltado que o principal caminho para isso é a PEC 57.
Outro ponto tratado na conversa foi sobre a constitucionalização do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). A direção da FENAGUARDAS buscou junto ao secretário mais informações sobre o planejamento do Governo Federal nesse sentido, principalmente, no que diz respeito à atuação dos guardas municipais.
O secretário nacional se mostrou receptivo às demandas discutidas com a FENAGUARDAS e afirmou ser entusiasta da ideia de fortalecimento da atuação das Guardas Municipais, com o reconhecimento dessaa natureza jurídica.
Foi solicitado ainda a inserção dos municípios em projetos do Ministério da Justiça, como o Compra SUSP e o Escuta SUSP, que oferece apoio psicológico aos profissionais da Segurança Pública.
Além disso, a direção da FENAGUARDAS tratou sobre o Estatuto do Desarmamento, destacando a necessidade de abrangência do porte de arma para os GMs. Também nesta quarta-feira, os diretores da Federação entregaram formalmente à Secretaria Nacional de Segurança Pública o ofício com as demandas, através do protocolo nº 08000 024 611 2024 31.
A FENAGUARDAS informa ainda que a deputada federal Adriana Accorsi, que será relatora da PEC 57, também esteve com o secretário Mário Sarrubbo nesta quarta e pleiteou apoio o projeto da Polícia Municipal.