Na última semana, a GCM (Guarda Civil Municipal) registrou queda de 14,5% no número de ocorrências relacionadas a aglomerações de pessoas e a outras atividades que podem aumentar a propagação do coronavírus em Arujá. Entre os eventos notificados estão a realização de festas e reuniões nos bairros e a abertura de comércio não essencial, que desobedecem aos decretos municipais publicados para enfrentar a pandemia.
“Apesar da redução das ocorrências na última semana, devemos permanecer atentos e evitar aglomerações. Não é momento de relaxar. Continuaremos firmes em prol do isolamento social, da obediência ao decreto de quarentena e pedimos a colaboração de todos para nos ajudar nesse momento de crise”, afirma o comandante da GCM, José Carlos da Silva.
Os dados consideram apenas as notificações realizadas pela GCM e têm base no comparativo entre os períodos de 30/03 a 05/04 e de 06/04 a 13/04. No primeiro, houve 96 ocorrências, enquanto no segundo foram registradas 82. Ou seja, são 14 registros a menos em uma semana que teve feriado prolongado.
Nesse sentido, os números corroboram com o percentual aferido no município pelo SIMI-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente) do Governo de São Paulo. De acordo com a ferramenta, Arujá teve 67% de adesão ao isolamento social no domingo de Páscoa.
Denúncias
Além de tomar os cuidados de higiene pessoal, a população pode ajudar o poder público a conter o avanço da pandemia no município denunciando a realização de eventos e quaisquer atividades que causam aglomeração de pessoas.
Basta ligar no 153, 4655-1425 (Guarda Civil Municipal) e informar a localização da ocorrência. Também é possível baixar o aplicativo 153 Cidadão e acionar a GCM pelo celular.