A FENAGUARDAS continua mostrando o trabalho dos GMs do Brasil e, nesta semana, apresenta a história e as ações realizadas pelos guardas civis municipais de João Pessoa, na Paraíba. A instituição foi criada no dia 29 de junho de 1990, pelo então prefeito Dr. Carlos Mangueira, que, por ser ex-fuzileiro naval, tinha a GM como a “menina dos olhos”.
No início, eram aproximadamente 720 guardas municipais, que, de acordo com a legislação vigente à época, atuavam nas seguintes áreas: Controle Urbano e Defesa Civil, tendo em vista que a época esses órgãos não tinham seus departamentos destinados a essas atividades; Apoio aos Turistas na Orla (Guarda Vidas); Segurança de Prédios Públicos e Logradouros; 1º Pelotão Antidistúrbios; e 1º Grupamento de Moto Patrulhamento;
No Ano de 2012, ocorreu a transição para utilização do novo uniforme de cor Azul Marinho, seguindo o padrão nacional.
Hoje, os guardas municipais continuam desempenhando as atividades operacionais, preventivas e educativas, bem como ações de humanização e de valorização do servidor. Um exemplo disso foi a criação do Grupo de Apoio Emocional com realização de palestras para os servidores GMs, atividade desenvolvida em conjunto com o setor psicossocial.
Ao longo do ano de 2022, os guardas municipais participaram de torneios, campeonatos, maratonas e corridas de rua, nas quais foram premiados em pódios. O projeto segue operando e buscando resultados em prol da saúde dos servidores e é aberto à sociedade, funcionando na área da Orla de João Pessoa. Também em 2022, houve a ampliação no Projeto GCM Saudável com a inserção de aulas de defesa pessoal, jiu-jitsu, boxe e judô.
Os GMs de João Pessoa também desenvolvem ações sociais, como o Teatro de Fantoches da Guarda Municipal, que, no ano passado, atendeu mais de 3.600 crianças e adolescentes. Eles realizaram ainda o Dia Azul Feliz, em 18 de outubro, promovendo a integração entre a Comunidade Escolar e a Guarda Civil Municipal. Na ocasião, foram distribuídos brindes, guloseimas, e realizadas diversas brincadeiras.