A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba auxiliou na captura, no último dia 30 de janeiro, de quadrilha procurada pela Justiça, em apoio a policiais civis do DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais) da capital, durante prisão em flagrante por crimes de roubo e furto em depósitos de uma rede de cosméticos em cidades do interior do Estado de São Paulo.
Três suspeitos foram localizados, na cidade de São Paulo, com uma carga avaliada em R$ 1,5 milhão. A polícia da capital já estava investigando a quadrilha, também com o auxílio das informações avindas da inteligência interna e do Sistema Córtex de Sorocaba.
Uma ocorrência foi registrada no plantão policial, no dia 3 de janeiro, quando um depósito da rede de cosméticos, na Vila Magalhães, região central, foi alvo da quadrilha em Sorocaba. Desde então, a GCM passou a atuar colaborando no caso.
O Sistema Córtex é uma Plataforma Integrada de Operações e Monitoramento de Segurança Pública, do Governo Federal, que permite a gestão de operações, por meio da unificação de dados das forças policiais e de vigilância viária.
A ferramenta ainda facilita o processo de produção de pesquisas, além de compilar resultados de ações de segurança. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado da operação. O Córtex veio para agregar ao trabalho da Guarda Civil Municipal de Sorocaba. Essa moderna tecnologia de monitoramento auxilia na gestão de operações integradas, tais como essa em que a DEIC conseguiu capturar a quadrilha procurada”, afirma o secretário de Segurança Urbana (Sesu) de Sorocaba, Alexandre Caixeiro.
Fonte: https://noticias.sorocaba.sp.gov.br/