O setor de Bem Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente de Suzano e o Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal (GCM) resgataram, na última quinta-feira (27/07), uma cadela sem raça definida que estava sendo vítima de maus-tratos e abandono na rua João Martins da Silva, no bairro Jardim Casa Branca. Sob o acompanhamento da Polícia Civil, os profissionais adentraram ao local para retirar o animal das condições insalubres na qual se encontrava. Não havia ninguém no momento da ocorrência.
Informações colhidas com vizinhos indicavam que a cadela ficava sozinha, recebendo refeições esporádicas de outros moradores do bairro, já que o último inquilino da residência havia deixado o local há dois meses e o proprietário teria viajado para o Japão. Diante deste cenário, foi enviada uma denúncia à Ouvidoria Municipal, que resultou na ação conjunta do Meio Ambiente e da GCM. Um dia antes, na quarta-feira (26/07), as equipes estiveram no endereço informado, para deixar uma notificação, informando que 24 horas depois uma outra visita seria realizada no local, como a situação não se modificou, a cadela foi retirada do local e conduzida a uma clínica veterinária, para os cuidados devidos.
Depois dos atendimentos, o animal seguiu para uma organização não governamental (ONG) de Suzano para, na sequência, ser disponibilizado à adoção responsável. Um boletim de ocorrência foi registrado e a investigação ficará a cargo da Delegacia de Polícia Central de Suzano.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, o setor do Bem-Estar Animal tem atuado com presteza para resgatar os animais em situação de risco. “Agimos com responsabilidade para acolher as denúncias que são feitas com relação a animais vítimas de maus-tratos. Nossa mobilização é imediata nesses casos para que possamos tomar as medidas necessárias no tempo oportuno. No mês de junho, já haviam sido resgatados dois cães vítimas na mesma situação, na Vila Maluf, e agora fizemos o mesmo com mais um animal no Casa Branca”, ressaltou Chiang.
O secretário interino de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva, declarou que o GPA tem contribuído de maneira bastante efetiva no trabalho de proteção aos animais. “Temos proporcionado o suporte necessário nas ocorrências que colocam em risco a vida da população e dos animais. Temos atuado em diversas localidades de Suzano, a partir da denúncia de moradores e identificação de locais suspeitos, para interromper situações de maus-tratos. O GPA tem colaborado imensamente com a nossa cidade e a população sabe que pode contar conosco”, disse o chefe da pasta.
Caso os munícipes presenciem atos de abandono, maus-tratos ou outros crimes, é indicado entrar em contato com a Ouvidoria Municipal, pelo telefone 0800-774-2007, para denunciar a situação.
Fonte: https://suzano.sp.gov.br