Nesta semana, destacamos a história e o trabalho dos guardas municipais de São Luís, no Maranhão. A categoria atua na cidade desde 1989, quando a instituição Guarda Municipal foi criada através da Lei Municipal nº 2.968, sendo uma corporação uniformizada e armada, subordinada à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), regida sob a égide da hierarquia e disciplina.
O trabalho dos guardas municipais de São Luís tem por finalidade a atuação operacional na Segurança Pública Municipal, em atividades de prevenção ao crime e à desordem pública; apoio à fiscalização do cumprimento às posturas municipais; realização de atividades de prevenção e salvamento nas praias, rios, lagoas, lagos e outras localidades; apoio às ações de Defesa Civil; organização e manutenção da Banda de Música Oficial do Município; realização da proteção de bens, serviços e instalações municipais; entre outras ações.
Atualmente, os GMs estão divididos em cinco grupamentos: Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), Grupamento de Apoio ao Turismo (GAT), Grupamento de Patrimônio e Operações (GPO), Grupamento de Ações Comunitárias (GAC) e Grupamento de Segurança Escolar (GSE).
Além disso, eles compõem uma unidade especializada, que é a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), bem como a Banda de Música, que beneficia crianças e adolescentes no projeto “Guarda Musical”, e o Corpo de Guarda-Vidas, responsável pelo patrulhamento em três praias ludovicenses: praias da Ponta d’Areia, do Olho d’Água e do Caolho.
Desde a fundação da instituição, os guardas municipais ingressaram através de três concursos públicos: em 1991, 2006 e 2022. Ao longo da história, os GMs de São Luís recebem várias capacitações e qualificações, que são coordenadas pelo Centro de Ensino e Capacitação (CEC) da Semusc. Os profissionais estão presentes nos cinco terminais de integração existentes na capital maranhense, e promovem a segurança de praças, monumentos e outros espaços da cidade.
Durante a vacinação contra Covid-19, os guardas municipais de São Luís fizeram a escolta da equipe de imunização, assim como a escolta de várias autoridades, incluindo ministros do Governo Federal. A categoria fez ainda, neste ano de 2023, a segurança dos malotes contendo as notas dos desfiles das escolas de samba e blocos tradicionais do Carnaval de São Luís.