Conheça os guarda municipais de São Luís-MA
23 de fevereiro de 2023Campinas envia equipes da Guarda Municipal a São Sebastião, no Litoral Norte
27 de fevereiro de 2023A FENAGUARDAS informa que quatro sindicatos filiados estão atuando como amicus curiae na ADI 5780 (aceitos pelo ministro Gilmar Mendes), no julgamento que se inicia nesta sexta-feira, 24. Essas entidades sindicais trabalham para defender os guardas municipais contra a tentativa da Associação Nacional de Agentes de Trânsito de derrubar o Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei Federal 13.022/2014).
Agora, os quatro sindicatos de guardas municipais (Curitiba, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) subsidiam os ministros nessa Ação Direta de Inconstitucionalidade.
As entidades sindicais possuem departamentos jurídicos que acompanham as ações judiciais em trâmite no STF e STJ. Dentro da técnica adequada e estratégia jurídica compromissada com os interesses coletivos, fazem as devidas intervenções.
O ministro Gilmar Mendes, relator da ação no STF, já publicou seu voto pela improcedência da ação, reconhecendo a constitucionalidade da Lei Federal 13.022/2014. Segue, síntese do voto: “Ante o exposto, conheço a presente Ação Direta de Inconstitucionalidade e julgo improcedente o pedido, para reconhecer a constitucionalidade da Lei Federal 13.022, de 8 de agosto de 2014, que dispôs sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais”.
Esta ADI inicialmente tramitou junto com a ADI 5156 (proposta pela FENEME), que foi extinta em 2020, porém, antes do julgamento da ADI 5156, houve a desanexação da ADI 5780, que segue rito normal dentro da corte desde então. O julgamento se inicia nesta sexta-feira, 24, e vai até o dia 3 de março. São necessários mais 5 votos favoráveis para os Guardas Municipais saírem vitoriosos neste julgamento.