Guarda Municipal apreende arma e detém três homens em Chapecó
10 de fevereiro de 2025FENAGUARDAS destaca condenação do autor da morte do GM Marcelo Arruda
13 de fevereiro de 2025A FENAGUARDAS comunica aos guardas municipais de todo o Brasil que, nesta quinta-feira, 13, o Supremo Tribunal Federal vai retomar o julgamento do Recurso Extraordinário 608.588, Tema 656 da Repercussão Geral. Até o momento, são quatro votos favoráveis aos GMs, reconhecendo o papel das Guardas Municipais como força integrante do Sistema Único de Segurança Pública e como ferramenta de policiamento preventivo nas cidades brasileiras.
A FENAGUARDAS é amicus curiae nesse processo, assim como o SIGMUC e o SINDGUARDAS-SP, que atua no caso desde o início, em 2014. Assim como nas duas sessões anteriores, as diretorias da Federação e dos sindicatos estarão no STF, acompanhadas das assessorias jurídicas, para acompanhar o julgamento.
Lembramos que essa ação teve início cem São Paulo, após questionamento contra a Lei Municipal nº 13.866, que prevê como competência da GCM de SP a função de policiamento preventivo comunitário. Agora, o resultado final do julgamento no STF deverá ter repercussão geral para toda administração pública e Poder Judiciário no que diz respeito à atuação das Guardas Municipais.