Mantida pela Prefeitura de Nova Odessa através da Secretaria Municipal de Segurança, a GCM (Guarda Civil Municipal) promove de forma efetiva um programa de visitas e policiamento preventivo em todas as escolas municipais da cidade. Apenas no último mês de maio de 2024, por exemplo, foram realizados 199 patrulhamentos direcionados nas escolas da Rede Pública Municipal, onde estudam 5,3 mil crianças de zero a 10 anos.
As ações da Guarda Municipal nas escolas consistem no patrulhamento motorizado realizado em todo perímetro escolar, na permanência da viatura dos “Anjos da Escola” em horários críticos e pré-determinados e conta, ainda, com um ciclo de palestras para os alunos, com temas pertinentes definidos pela Secretaria Municipal de Educação e pelo comando da GCM.
VIDEOMONITORAMENTO
Além disso, desde o início de 2023, a Prefeitura mantém um moderno sistema de videomonitoramento (vigilância eletrônica) 24h por dia em toda a Rede Municipal, por meio de câmeras de alta resolução. O sistema permite que a Central de Controle da sede da corporação municipal acompanhe em tempo real e integralmente a rotina escolar.
Esse “reforço” na segurança dos alunos e equipes consistiu na instalação, pela Prefeitura, de um novo sistema de videomonitoramento com 164 câmeras, distribuídas em 35 prédios públicos municipais – incluindo todas as 26 unidades da Rede Municipal de Educação.
Além disso, desde o começo de 2023, todos os diretores, coordenadores e servidores das creches, pré-escolas e escolas municiais de Nova Odessa têm instalado em seus telefones celulares o aplicativo Sentry SOS – mais conhecido como “App Botão do Pânico”, que permite o acionamento imediato da GCM com apenas um toque.
“A finalidade destas ações é aumentar a segurança dos alunos e professores e também, proteger as escolas de furtos de equipamentos e atos de vandalismo em geral”, explicou o secretário municipal de Segurança, coronel Carlos Fanti.
“Adotamos, pela primeira vez na história de Nova Odessa, o monitoramento total por vídeo das nossas creches e escolas. A nossa GCM está olhando essas imagens 24 horas por dia, e qualquer movimento diferente, as viaturas que estão no patrulhamento são imediatamente acionadas”, destacou recentemente o prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho).
Por fim, secretário municipal de Educação, José Jorge Teixeira, lembrou também que todas as unidades da Rede Municipal já contam com portão eletrônico com tranca remota e interfone, e que não é permitido o acesso de pessoas que não façam parte da respectiva comunidade escolar (ou seja, pais e avós de alunos).