Os Guardas Civis Municipais de Mossoró se reuniram em Assembleia Geral, na manhã desta quarta-feira, 4, para deliberar sobre os rumos da luta por respeito e valorização. A categoria votou por uma paralisação na próxima terça-feira, dia 10 de outubro, data em que se comemora o Dia Nacional da Guarda Municipal.
O ato é continuidade da mobilização que foi deflagrada na semana passada pelos GCMs, como protesto pelo descumprimento do acordo firmado com a Prefeitura e retirado pela própria gestão sem nenhuma explicação.
Na semana passada, os guardas civis municipais suspenderam a realização de Diárias Operacionais, o que resultou na paralisação de viaturas e afetou mais de 70% do efetivo. Além disso, foram promovidos atos públicos, como o realizado no Auto da Liberdade, no dia 30, e feitas doações de sangue coletivas.
O prefeito Allyson Bezerra chegou a ser abordado por um grupo de GCMs e afirmou que, até a sexta-feira passada, dia 29, receberia uma nova comissão da categoria, o que não aconteceu.
Diante da falta de resposta e, principalmente, da falta de respeito do prefeito com a categoria e com o Sindguardas/RN, os guardas civis municipais deliberaram pela continuidade da mobilização, com a deflagração da paralisação na terça-feira. Na ocasião, haverá nova Assembleia Geral em frente à sede da Prefeitura, além de outras mobilizações.