Nas últimas semanas, o Sindguardas/RN realizou várias diligências para cobrar o andamento dos trâmites de demandas dos guardas municipais de Natal que estavam pendentes. Com isso, depois de muitas reuniões, da luta da categoria e da articulação do sindicato, as duas últimas pautas que já tinham sido acordadas com o prefeito Álvaro Dias em abril deste ano finalmente serão concretizadas, o que representa uma grande vitória para todos.
Durante Assembleia Geral realizada na sexta-feira, 15, a direção do Sindguardas/RN repassou todos os detalhes da luta e das ações realizadas junto à Prefeitura em prol dessas pautas que dizem respeito à atualização dos níveis de 173 guardas municipais e à majoração do valor das Diárias Operacionais.
Inclusive, durante a Assembleia, a diretoria manteve contato constante com os representantes da Prefeitura para que houvesse uma resposta e os GMs pudessem avaliar e deliberar sobre elas.
Ainda na manhã da sexta-feira, em articulação do Sindguardas/RN, o comandante da Guarda Municipal de Natal, Rosivam Valle, e o assessor especial do prefeito, José Antônio, chegaram a um entendimento e assumiram compromisso de que haverá redução da quantidade de horas das Diárias Operacionais mantendo o mesmo valor. Ou seja, agora a DO será de 8 horas com o GM recebendo o mesmo valor de 12 horas. “Isso possibilitará ainda a soma de três serviços a cada 24 horas”, explica Alexsandro Sales, presidente do Sindguardas/RN.
Já sobre a atualização dos níveis, foi confirmado pelo assessor do prefeito que nesta semana o processo será encaminhado para implantação e pagamento.
O prefeito também informou que vai sentar com o Sindguardas/RN para conversar sobre as pautas estruturantes e de valorização que foram apresentadas pelo sindicato. Além disso, ele pretende dar continuidade ao diálogo e avançar com os pleitos.
O Sindguardas/RN reconhece que a Prefeitura de Natal tem atendido aos guardas municipais, mas destaca que a união e a mobilização da categoria junto ao sindicato precisam continuar fortes para que outras vitórias sejam alcançadas.
“O prefeito tem atendido, porém, não podemos esquecer que as conquistas são oriundas de muita luta e sacrifícios. Então, para continuarmos vencendo precisamos seguir mobilizados, pois juntos somos mais fortes”, comenta Alexsandro.