O Sindguardas/RN voltou a se reunir com a Secretaria Municipal de Segurança de Parnamirim, nesta quarta-feira, 5, para tratar sobre o andamento do projeto que visa o fortalecimento da Guarda Municipal, através da criação e regulamentação de grupos especializados.
A diretoria do sindicato procurou o secretário Coronel Marcondes para saber como está o andamento dessa pauta que foi apresentada e discutida em encontros anteriores.
A ideia dos projetos é ampliar a atuação da Guarda Municipal, por meio do Grupamento de Ronda Escolar (ROPE) e também da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), assim como pelo trabalho de fiscalização de meio ambiente, fiscalização de trânsito e proteção do patrimônio público. Além disso, a Ronda Patrulha Maria da Penha, que já existe, deverá passar por aprimoramento.
O vice-presidente do Sindguardas/RN, Lima Duarte, juntamente com o diretor de Articulação Política e Sindical, Souza Júnior, questionaram sobre os encaminhamentos das propostas discutidas. Sobre a ROMU, a Patrulha Maria da Penha e a ROPE, o secretário afirmou que esses grupos serão viabilizados até dezembro deste ano, e isso será feito por meio de decreto.
Já em relação aos projetos do Grupamento Ambiental e do Grupamento de Trânsito, foi dito que, como eles têm impactos arrecadatórios para o Município, estão em análise na Procuradoria para se encontrar o caminho legal necessário que viabilize os dois projetos. O parecer jurídico e os demais trâmites relacionados aos dois grupos devem acontecer nos próximos meses.
O Sindguardas/RN também questionou sobre as coordenadorias de cada um dos grupos. O secretário ficou de analisar posteriormente a viabilidade de pagamento para essas coordenações. Coronel Marcondes se mostrou cauteloso e alegou os entraves orçamentários do Município, mas reconheceu a importância do pleito e se comprometeu a avançar nessa discussão.
Também participaram da reunião desta quarta-feira o comandante da Guarda Municipal, Capitão Torres, o subcomandante Vasconcelos e o GM Aquino.