Aconteceu durante os dias 1 e 2 de junho de 2023 a eleição para composição da nova diretória para o quadriênio 2023/2027 do SINDGUARDAS/BA.
A eleição atendeu ao Estatuto Social em seu artigo 47 que determina realização de eleição com 15 ou no máximo 30 dias antes de findar do mandato da diretória, com a atual diretória findando seu mandato em 19 de junho de 2023, a eleição foi realizada.
Todo o processo eleitoral atendeu as regras determinada pelo seu Estatuto Social, e a administração sindical cumpriu todas as regras impostas, desde a publicação do edital de eleição a realização da mesma.
Houve apenas uma chapa registrada para a disputa, que foi denominada “PARA O TRABALHO CONTINUAR” encabeçada pelo atual presidente Pedro de Oliveira Santos.
Dos 23 membros da antiga diretória apenas 4 membros continuarão na administração da entidade sindical, uma renovação de mais de 90 por cento na atual diretória.
O presidente Pedro de Oliveira agradeceu a Luiz Vecchi, presidente da FENAGUARDAS, Federação Nacional dos sindicatos de Guardas Municipais, aos parceiros filiados a Força Sindical Bahia e seu presidente Emerson Gomes, que realizaram todo processo eleitoral, ao presidente do SINDHOTEL e secretario de Serviços Urbanos da prefeitura de ilhéus, João Aquino, ao presidente do SINDROD Arlensen Nascimento, ao presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Ilhéus, Amilton Santos e a participação do Presidente do sindicato dos servidores públicos municipal de Canavieiras, Dario Souza.
Pedro de Oliveira, ressaltou algumas conquistas realizadas pelo SINDGUARDAS/BA, porém, disse que a luta em prol dos Guardas Municipais não pode parar, e elegeu a aprovação de Planos de Carreiras como uma prioridade, pois segundo ele, Segurança Publica passa inicialmente pela valorização de seus profissionais, com um salario mais justo e valorização da carreira.