Pela primeira vez na história, duas mulheres assumem o comando da Guarda Municipal de Mossoró
30 de janeiro de 2025SINDIGUARDAS RS É RECEBIDO PELO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DE SÃO LEOPOLDO
30 de janeiro de 2025Os servidores públicos municipais de Maceió, incluindo os guardas civis municipais representados pelo Sindguarda-AL, estão mobilizados em busca de um reajuste salarial para o ano de 2025. O percentual de 8 % foi aprovado pela maioria durante a Assembleia Geral do Movimento Unificado dos Servidores Públicos do Município de Maceió, realizada nesta terça-feira (28), no Sindicato dos Urbanitários, no bairro do Farol.
A reunião contou com a participação de representantes do Sindguarda-AL, Sindspref, Sindsaúde Maceió, Sindacs-AL, Sindas-AL, Sindatran-AL e Sintcomarhp, além do vereador Allan Pierre.
Defesa de reajuste e valorização da categoria
Durante a assembleia, foi apresentada uma nota técnica, elaborada pelo economista Cícero Péricles, que justifica a viabilidade do reajuste de 8%, destacando sua compatibilidade com as diretrizes da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
A base de cálculo foi explicada pelo presidente do Sindsaúde Maceió, Alesandro Fernandes. “Utilizamos a mesma metodologia do governo federal, que utiliza a soma do IPCA [Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo] do ano anterior (2024), de 4,84% ; com o crescimento real do PIB de 2023 [de Maceió], que foi 3,2%”, contou.
Além disso, os sindicatos defendem a necessidade de criação de uma política de valorização salarial anual, a fim de evitar distorções nos salários dos servidores, que em alguns casos estão abaixo do salário mínimo.