Operação ocorreu na manhã desta quinta; frequentadores do local colocaram fogo na via.
Uma ação da GCM (Guarda Civil Metropolitana), provocou o fechamento de ruas no entorno da praça Princesa Isabel, em Campos Elíseos, centro de São Paulo, para onde a cracolândia se mudou recentemente. A operação ocorreu na manhã desta quinta-feira (5)
Segundo relatos de quem acompanhou a ação, houve confronto entre guardas-civis e usuários de drogas, com o uso de bombas. Procurada, a GCM não retornou até a publicação desta reportagem. À Folha um agente afirmou que frequentadores do local e pessoas que moram na praça atiraram pratos e outros objetos neles.
Segundo um policial militar, frequentadores do local colocaram fogo na pista da esquerda da avenida Duque de Caxias. O trecho foi interditado ao trânsito entre a alameda Barão de Limeira e a avenida Rio Branco.
Outras ruas, como Conselheiro Nébias e General Rondon, também foram bloqueadas pela Polícia Militar, além de todo o entorno da praça. PMs que participaram da ação disseram que apenas deram apoio à Guarda.
Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (órgão ao qual a GCM é subordinada) disse que um grupo de pessoas arremessou objetos na direção de guardas que estavam na praça Princesa Isabel. “Diante do ataque, a fim de conter a ação dos agressores, garantir a integridade física dos agentes e restabelecer a ordem, foi necessário o uso moderado da força”, afirmou o texto.
LEIA MAIS EM FOLHA DE SÃO PAULO