O vice-prefeito de São Francisco de Itabapoana, Raliston Souza, apresentou na última quarta-feira (21) as ações da Ronda Maria da Penha – Guardiã da Mulher São Franciscana à Guarda Civil Municipal de Campos dos Goytacazes. O encontro aconteceu na sede da corporação campista.
— A partir desta visita técnica, em que fomos muito bem recebidos pelo comandante Wellington Levino, pudemos apresentar a importância deste projeto para o combate e a erradicação da violência contra a mulher em nosso município — relatou Raliston. Ele destacou que a ronda é uma parceria entre as secretarias municipais de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) e de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep).
Segundo o secretário da Sesep, Edson Brito, foi uma oportunidade para troca de informações e experiências, como dinâmica de funcionamento e estrutura, além de estabelecer o contato contínuo entre as instituições. Ele destacou que, no final de maio, a equipe da Sesep e da ronda também esteve em Cardoso Moreira para apresentar o projeto à prefeita Geane Vincler.
A comandante da Ronda Maria da Penha, guarda civil municipal Panisset salientou a necessidade de proporcionar capacitação aos agentes envolvidos neste tipo de trabalho. Antes de assumir essa função, ela participou de treinamento no decorrer de três semanas na GCM da cidade do Rio de Janeiro. Panisset estava acompanhada da guarnição do dia, os GCMs Gomes e Fróes.
Também integraram a comitiva são franciscana o coordenador de Integração de Operações e Segurança Pública, Rodrigo Linhares, o comandante da GCM-SFI, Robson Henriques, a assessora da Sesep, Renata Barreto, e a gerente de Proteção Social Especial da SMTDH, Eliana Carvalho, além do vereador Milson Mota.
Fonte: https://www.pmsfi.rj.gov.br/