Durante o Carnaval, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador identificou quase 10 mil crianças com pulseiras de identificação, sendo 5 mil delas somente no domingo (11). Essas pulseiras contêm informações como o nome da criança, do responsável e um número de telefone de contato. A iniciativa é organizada pela Coordenadoria de Ações e Prevenção à Violência (Cprev) e tem como objetivo fornecer maior segurança às famílias durante o evento festivo.
A GCM faz parte do Comitê de Proteção Integral, que reúne vários órgãos responsáveis pelo cuidado das crianças e adolescentes. Com um patrulhamento intensificado para reduzir os índices de violência, o órgão registrou quatro ocorrências no domingo por meio do Núcleo de Estatística, incluindo casos de ameaça e depredação do patrimônio público.
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Mais de 305 mil pessoas utilizaram os serviços de transporte, incluindo ônibus, táxis, mototáxis e ascensores, no quarto dia de Carnaval. Segundo a Secretaria de Mobilidade (Semob), mais de 269 mil passageiros foram transportados nos ônibus, com 162 mil deles nas linhas que operam no entorno dos circuitos e pouco mais de 20 mil no Expresso Salvador.
A linha Lapa-Calabar, por sua vez, transportou mais de 87 mil pessoas e realizou mais de 2,5 mil viagens.
O Elevador Lacerda atendeu a 13,5 mil passageiros, enquanto quase 2 mil pessoas utilizaram o Plano Inclinado Liberdade-Calçada. Táxis e mototáxis foram responsáveis por transportar quase 21 mil pessoas.
Nas blitze de combate ao transporte clandestino, 40 veículos foram abordados e 16 deles foram removidos ao pátio.
TRÂNSITO FLUÍDO
Todas as vias monitoradas pela Transalvador apresentaram melhoria na fluidez em comparação com o domingo de Carnaval de 2023. Destaque foi a Avenida Centenário, no trecho do Departamento de Polícia Técnica (DPT), com aumento da velocidade média em 28,65%. Neste trecho, não houve alerta de congestionamento.
Na Avenida Garibaldi, próxima à Praça Lord Cochrane, a velocidade média subiu de 27,97 km/h em 2023 para 32,08 km/h em 2024, também sem nenhum ponto de congestionamento.
SAÚDE
Os módulos municipais de saúde do Carnaval realizaram 816 atendimentos no domingo, representando uma redução de 11% em relação ao mesmo dia do Carnaval do ano anterior (921). Houve uma queda de 53% nos casos de agressão por arma branca e uma diminuição de 8% nas cirurgias de trauma na face.
Além disso, houve uma redução de 21% nos casos de intoxicação alcoólica, de 70 atendimentos no quarto dia de festa em 2023 para 55 este ano. O serviço de detecção, prevenção e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) teve um movimento maior, com 816 testes realizados. Ao longo dos quatro dias oficiais de Carnaval, quase 3 mil exames para ISTs foram realizados.
LIMPEZA URBANA
No quarto dia de Carnaval, a Limpurb coletou cerca de 35 toneladas de resíduos no circuito Dodô, 29,6 toneladas no circuito Osmar e 9,6 toneladas no Batatinha, totalizando 74,2 toneladas. Na ação “Plástico é Vida, Reciclando na Avenida”, foram recolhidas cinco toneladas de resíduos plásticos na Barra-Ondina.
As oito Centrais de Apoio ao Catador coletaram aproximadamente 25 toneladas no domingo, totalizando 81,2 toneladas nos quatro dias de Carnaval.
Foto: Joka O. Gueiros/Secom PMS