Realizada, nessa quinta-feira (31/8), a sétima etapa de capacitação do Projeto Patrulha de Campo Grande, capitaneada pela Promotora de Justiça Luciana do Amaral Rabelo, com a colaboração da Assistente Social do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Elaine Cristina França Flor.
Aproximadamente 700 Guardas Civis metropolitanos já receberam os cursos de capacitação ministrados pelo MPMS. A Instituição busca qualificar os profissionais e aperfeiçoar o trabalho prestado pela equipe de segurança pública do município.
Acompanharam a capacitação, o Secretário Especial de Segurança e Defesa Social de Campo Grande (SESDES), Anderson Gonzaga de Assis; e a Gestora da Patrulha Maria da Penha, GCM Marta Conceição Ramos Barbosa, realizada no período da manhã na Casa da Mulher Brasileira e à tarde na Guarda Civil Metropolitana.
A Promotora de Justiça Luciana do Amaral Rabelo, responsável pelo Projeto Patrulha, apresentou aos Guardas Civis Metropolitanos as recentes alterações na legislação brasileira para o enfrentamento da violência doméstica, e ainda pontuou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Patrulha Maria da Penha e demais membros da referida Instituição, na prevenção da ocorrência de novos feminicídios.
Na oportunidade, a Assistente Social do MPMS, Elaine Cristina França Flor, reforçou sobre a importância do trabalho em rede no enfrentamento à violência contra a mulher, além de pontuar sobre a rede de enfrentamento, de atendimento socioassistencial, jurídico e de segurança pública. Elaine Flor reforçou, ainda, o atendimento na perspectiva de gênero e pelos princípios que constam da Lei Maria da Penha.
No final, os profissionais receberam a certificação do curso de capacitação do Projeto Patrulha.
Texto: Waléria Leite/Jornalista – Assecom MPMS