Na última segunda-feira, 2 de dezembro, o Programa Guardiã Maria da Penha, por meio da Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais (IDMAS) recebeu o prêmio Excelência Mulher 2024, no Theatro Municipal, em um evento realizado pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, pela Fraternidade Aliança Aca Laurência e pela Casa da Mulher Paulistana. O evento em questão reconheceu o trabalho da Inspetoria no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas da justiça.
A Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais (IDMAS) da Guarda Civil Metropolitana, criada em 2019, tem sido uma importante ferramenta da gestão municipal no combate à violência doméstica por meio do programa Guardiã Maria da Penha, que oferece um atendimento humanitário às mulheres, além de visitas e rondas periódicas para garantir o cumprimento das medidas protetivas. A este respeito, a Corporação tem investido significativamente na capacitação de seus agentes e no aumento e modernização da frota de viaturas para garantir o pleno atendimento a todas as assistidas.
Durante a cerimônia, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e a primeira-dama Regina Carnovale, destacaram a importância da premiação. Regina enfatizou que, sob a gestão de Nunes, 50% dos cargos da administração pública municipal são ocupados por mulheres, uma grande conquista no cenário político e social.
A premiação é um destaque para o programa que possui um efetivo que é empenhado em trabalhar a favor do combate à violência contra a mulher. Ao ser reconhecida pelo Prêmio Excelência Mulher, a IDMAS em geral reafirma o seu trabalho com monitoramento de atividades e ações voltadas às pessoas em situação de vulnerabilidade e principalmente, em gerar um atendimento humanizado para essas mulheres.