A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Defesa Social e da Guarda Civil Municipal (GCM), realizou nos dias 21 e 22 Julho as “Férias com a Guarda”. A ação foi voltada para os filhos dos GCMs, com o intuito de conscientizá-los sobre a importância das leis de trânsito, os cuidados com o meio ambiente e o funcionamento da corporação para a manutenção da segurança em Mariana.
Através de atividades e brincadeiras dinâmicas, as crianças conheceram o local de trabalho dos pais e a importância das funções que eles exercem na sociedade. Essa iniciativa surgiu do setor educativo, de modo que, no período de férias escolares, os pequenos compreendessem sobre as maneiras de promover a segurança na cidade e posteriormente se tornarem agentes transformadores nas escolas que frequentam.
De acordo com o Guarda Municipal De Paula, as mudanças na sociedade iniciam dentro de casa. “A mudança inicia por meio das famílias, antes mesmo das escolas. Essa iniciativa começou esse ano e o intuito é estender para outros setores da prefeitura e demais instituições”, afirmou.
SOBRE A PROGRAMAÇÃO
No dia 21, as crianças visitaram os setores da Guarda Municipal, conheceram sobre o sistema de rádio utilizado pelos agentes e a central de monitoramento de segurança. Posteriormente, participaram da dinâmica da Transitolândia, com um tapete interativo, onde puderam utilizar a criatividade simulando que são condutores e aprendendo sobre as sinalizações e regras de trânsito. Ao fim do dia, receberam instruções sobre a proibição do uso de linhas cortantes em pipas e papagaios e finalizaram com sorteios, brincadeiras e um piquenique.
Já no segundo dia (22), o grupo realizou dinâmicas na Praça Gomes Freire (Jardim), onde fica situada a Secretaria de Defesa Social. No local, os pequenos receberam a visita dos mascotes da Guarda, Pascoal e Miroca. Além disso, os turistas e moradores que passaram no momento também interagiram durante as brincadeiras e não ficaram de fora da ação. Os participantes, além de muito conhecimento e diversão, receberam um certificado de participação.
Foto: Maria Fernanda Viana