De acordo com a secretária de Segurança Urbana, Marlene de Sant’Anna, as equipes da GCM e do Departamento de Fiscalização de Posturas constataram que a área já estava sendo cercada para invasão. Ao vistoriarem o terreno, em meio ao matagal, encontraram os dois homens carregando duas gaiolas com aves silvestres da raça coleirinho.
“Encaminhamos os indivíduos para a Delegacia de meio Ambiente de Mogi das Cruzes, onde em depoimento com o delegado, informaram haver mais pássaros em suas residências, nas ruas Mém de Sá e General Carneiro, na Vila Santa Helena”, explicou.
Os guardas municipais foram então aos locais indicados e encontraram dezenas de aves das raças coleirinho, pixarro e tico-tico. “As aves também foram encaminhadas à delegacia especializada de Mogi das Cruzes e, posteriormente, serão enviadas ao Parque Ecológico do Tietê. Vale ressaltar que é crime ambiental a criação de pássaros silvestres em cativeiro para fins de lazer próprio, conforme a Lei Federal nº 9.605/98”, afirmou o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Alexandre Guarnieri.