FENAGUARDAS participa de reunião com Ministério da Justiça sobre Diagnóstico Nacional das Guardas Municipais
31 de janeiro de 2025Bebê de apenas três dias é salvo pela Guarda Municipal na Grande Curitiba após se engasgar
3 de fevereiro de 2025A Patrulha Maria da Penha de Casimiro de Abreu recebeu, nesta semana, agentes da Guarda Civil Municipal de São
João de Meriti em uma visita técnica para conhecer as boas práticas implementadas no combate à violência doméstica. Com mais de 5 mil atendimentos realizados desde a sua criação, a patrulha tornou-se referência no estado do Rio de Janeiro.
A coordenadora da patrulha de São João de Meriti, Osiane Santos, e o guarda Flávio Dantas foram recebidos pela equipe local na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública. Presentes no encontro estavam o secretário Wellington Lima, o comandante da Guarda Municipal, Lima, e a coordenadora da patrulha de Casimiro, Ariana Barbosa. Após uma apresentação inicial, os visitantes tiveram acesso à estrutura administrativa e às práticas operacionais que sustentam o sucesso das operações.
O secretário Wellington Lima destacou os investimentos em qualicação e estrutura, essenciais para o acolhimento e
proteção das vítimas. “Estamos comprometidos em garantir que as mulheres atendidas pela patrulha tenham
segurança e dignidade. A capacitação dos agentes é uma prioridade para o sucesso das nossas ações”.
O comandante da Guarda Municipal ressaltou a credibilidade conquistada junto à população, resultado do trabalho
comprometido da equipe. Segundo ele, a patrulha se tornou um exemplo de como o prossionalismo pode transformar realidades.
A coordenadora Ariana Barbosa apresentou os números de atendimentos e enfatizou a importância das parcerias com outras instituições, como forças de segurança e o sistema judiciário, para garantir o cumprimento das medidas
protetivas. “Nosso trabalho integrado é a chave para oferecer segurança às mulheres e garantir que vivam com
dignidade”, armou.
Os agentes visitantes elogiaram o modelo de atuação de Casimiro de Abreu, considerando-o uma inspiração para outras cidades do estado. “O que vimos aqui é um exemplo de excelência. Nosso desao agora é adaptar e implementar essas boas práticas para fortalecer a proteção às mulheres em nosso município”, destacou Osiane Santos.
*Com informações baseadas da Prefeitura de Casimiro de Abreu