O aumento do efetivo, o que resultou em mais agentes da Guarda Municipal nas ruas de Cascavel e a credibilidade da corporação junto à população, que passou a fazer mais denúncias, são alguns dos fatores que contribuíram para o crescimento no número de ocorrências atendidas no primeiro semestre deste ano, que se comparada ao mesmo período do ano passado aumentou em 441%. Os números já superam os atendimentos dos 12 meses do ano passado.
Nos seis primeiros meses do ano, foram atendidas 3.838 ocorrências. No mesmo período do ano passado as ocorrências totalizaram 709. Se for levado em consideração os 12 meses do ano passado, quando foram atendidas 1.895 ocorrências, em seis meses do atual ano já é possível registrar um aumento de 102% em relação a 2019.
Apesar de a fiscalização sobre o cumprimento das normas da Covid-19 estarem no topo da lista das ocorrências atendidas no semestre, os atendimentos para outros casos aumentaram consideravelmente e também ultrapassam os números de 2019.
Números
A fiscalização da Covid-19 mobilizou os agentes 833 vezes de janeiro a junho deste ano. Em segundo lugar aparecem as ocorrências de perturbação do sossego, com 702 registros. Apoio a outros órgãos do Município de Cascavel surgem em terceiro lugar, com 537 ocorrências. Nesse período, a Guarda Municipal também abordou 427 suspeitos, ação que aparece na quarta colocação da lista de ocorrências.
A Guarda Municipal está cada vez mais próxima da comunidade e esse perfil comunitário da corporação gerou confiança por parte da população que passou a fazer mais denúncias e, consequentemente, gerar mais ocorrências.
“No mês de maio deste ano, as ocorrências atendidas já ultrapassavam todas as ocorrências atendidas em 2019. A Guarda atendeu muito mais ocorrências neste ano. A população está mais confiante na Guarda Municipal, são muitas ligações recebidas”, diz o gerente operacional da Guarda Municipal, Nivaldo Lacerda.
Fonte: https://oparana.com.br