NOTA DE PESAR
20 de abril de 2020Guarda municipal de Maceió morre com suspeita do novo coronavírus
22 de abril de 2020Em resposta ao contido na Ação Declaratória de Preceito Fundamental – ADPF nº 650, a qual foi intentada pela Associação Nacional de Altos Estudos em Guardas Municipais e pelo Conselho Nacional de Guardas Municipais, entidades cuja a finalidade, não são previstas como representantes de classe, a FENAGUARDAS – Federação Nacional de Sindicatos de Guardas Municipais esclarece:
Que desde sua criação, a FENAGUARDAS atua no sentido de construir um diálogo com os órgãos públicos, em especial, com o Poder Legislativo Federal, no qual vem consolidando-se em aprimorar a legislação de que trata os interesses de todas as Guardas Municipais do Brasil.
A FENAGUARDAS, atuou conjuntamente com a UPB – União das Polícias do Brasil, desde a propositura da PEC 287/2016 (Reforma da Previdência do governo Temer), onde o fortalecimento de uma representação unificada com os demais órgãos da Segurança Pública se fez necessário para que as Guardas Municipais fossem reconhecidas e enquadradas como órgãos da Segurança Pública, fazendo jus a aposentadoria por natureza policial. Situação esta que se aplica até o momento da votação da PEC – 133 (Reforma da Previdência do governo Bolsonaro).
Em 2019, a FENAGUARDAS trabalhou para reativar a Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais, representação que reúne mais de 215 parlamentares em favor das pautas da categoria. Atualmente, a Frente Parlamentar tem sido a ponte de ligação entre os congressistas e o governo federal.
Os sindicatos que compõe a FENAGUARDAS, contribuem com a consolidação deste trabalho, possibilitando que se possa manter uma presença constante em Brasília-DF, permitindo que o trabalho não se resuma a um ato isolado. A FENAGUARDAS já distribuiu dezenas de milhares de informativos, produziu vídeos institucionais em defesa das guardas municipais e participou de diversas reuniões com o Ministério da Justiça, com o Supremo Tribunal Federal e principalmente com o Congresso Nacional (Senado e Câmara de Deputados).
O Parecer exarado pela Advocacia do Senado Federal, aponta que ainda há muito trabalho de construção a ser realizado junto ao Poder Legislativo. A FENAGUARDAS buscará fortalecer a imagem das Guardas Municipais perante o Senado Federal no sentido de reafirmar a essencialidade destas instituições no contexto da Segurança Pública, e neste momento, nas ações de prevenção ao Coronavírus nas cidades brasileiras.
Portanto, para manter a coerência e a responsabilidade de defender os interesses dos Guardas Municipais, a Direção da Federação procura que todo trabalho realizado seja precedido de viabilidade técnica, jurídica e em harmonia com a conjuntura política mais favorável, evitando desgastes desnecessários.
Diretoria Fenaguardas.