InícioGuardas MunicipaisNatal – Guarda Municipal amplia patrulhamento noturno no Distrito Sanitário Sul

Natal – Guarda Municipal amplia patrulhamento noturno no Distrito Sanitário Sul

A Ronda Saúde da Guarda Municipal do Natal (RondaS/GMN) realizou no final de semana uma atividade de saturação preventiva com patrulhamento noturno na área das unidades de saúde situadas no Distrito Sanitário Sul da capital. A ação mobilizou guardas municipais em três viaturas que percorreram unidades básicas de saúde, hospitais, Unidade de Pronto Atendimento e demais prédios municipais de atendimento à saúde pública.

De acordo com a GMN, a patrulha preventiva se deu de maneira a agir em cada prédio da saúde fazendo a ronda no perímetro interno e externo, abordagens a suspeitos e patrulhamento na vizinhança adjacente à unidade de saúde monitorada. O plano é manter a área segura e livre de ações delituosas como arrombamentos, furtos e roubos.

A medida de saturação empregada no Distrito Sul já foi empregada na semana passada nos Distritos Sanitários Norte I e II, situados na zona Norte da capital. “O plano vai continuar acontecendo de forma revezada e aleatória dando prioridade a cada uma das regiões por noite”, comentou o subcomandante de Segurança da GMN, Carlos Cruz.

A operacionalização do serviço do RondaS/GMN segue um roteiro de patrulhamento previamente registrado por meio de um cartão-programa, que orienta os guardas municipais a visitarem diariamente todas as unidades de saúde, efetivando patrulhamento e captando as assinaturas dos diretores ou responsáveis pela gestão dos postos de atendimento médico de Natal. Esses gestores também dispõem do número de celular das viaturas que patrulham a sua área de localização, podendo o mesmo acionar a qualquer hora os guardas municipais.

Os guardas municipais patrulham utilizando um sistema integrado de comunicação via rádio de dois tipos: um fixo instalado nas viaturas e o móvel, conhecidos por Hts. O sistema está ligado ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), onde faz parte a GMN, as polícias Militar e Civil, como também outras forças de segurança e de defesa social. O RondaS atua 24h em patrulha direcionada a 98 unidades de saúde municipais distribuídas nos cinco distritos sanitários da capital.

Fonte: Portal da Tropical

Foto: Semdes

  • 19 de outubro de 2021