Guarda Municipal prende homens com mandados de prisão no intervalo de uma hora em Linhares
12 de março de 2025FENAGUARDAS destaca apoio recebido por entidades de classe na luta pela Polícia Municipal
12 de março de 2025O Guarda Municipal Alexsandro Lima do Nascimento, de 45 anos, baleado na cabeça durante um confronto com criminosos no bairro Itararé, em São Vicente, no litoral de São Paulo, morreu nesta segunda-feira (10).
O GCM foi atingido pelo disparo durante uma operação na região do Morro do Voturuá no último domingo (9). Ele foi socorrido e encaminhado para o Hospital do Vicentino, mas não resistiu aos ferimentos.
Em publicação nas redes sociais, o prefeito da cidade, Kayo Amado (Podemos), lamentou o ocorrido. Segundo ele, a Prefeitura de São Vicente já está prestando todo o suporte necessário aos familiares do agente neste momento tão difícil, além de não medir esforços para a realização da investigação e punição dos criminosos.
A Prefeitura de São Vicente também decretará luto oficial de três dias na cidade.
Patrulhamento preventivo
De acordo com a Prefeitura de São Vicente, a Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) realizava patrulhamento preventivo no local, ação promovida com frequência pelos profissionais.
Ao constatar ilegalidades, os agentes solicitaram apoio do Grupamento de Operações com Cães (GOC), que, ao chegar ao local, foi recebido a tiros pelos criminosos.