Palestra aconteceu no Centro Cultural Mister Watkins e contou com a presença de outras corporações coirmãs do Estado
Mesquita segue trabalhando para capacitar seus agentes de segurança. Por isso, na última segunda-feira, dia 13 de setembro, a Guarda Civil Municipal recebeu um curso de abordagem e defesa pessoal, ministrado pelo Cabo Costa Brito, do Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Política Militar do Rio de Janeiro. A palestra aconteceu no Centro Cultural Mister Watkins, no Centro de Mesquita. No decorrer da capacitação, foram discutidos assuntos pertinentes ao dia a dia da Guarda Civil Municipal.
O tema que abriu a palestra foi a importância da defesa pessoal para o meio militar e civil, trazendo os pontos dessa metodologia aplicada em diferentes situações. Além disso, o palestrante também trouxe orientações para entrevista em relação à revista de pessoas e, na sequência, foi debatida a abordagem de veículos e as instruções para proceder em vias públicas.
No entanto, a manhã de curso não contou apenas com a teoria. Através de duas dinâmicas, os guardas puderam aprender, na prática, todos os fundamentos discutidos. A primeira dinâmica foi uma simulação de entrevista, enfatizando os pontos a serem considerados no ato das perguntas, para que não haja distorções de história, por exemplo.
Já para a segunda, a Rua Armando Sales Teixeira, onde fica o Centro Cultural Mister Watkins, teve o trânsito interrompido. Ali, foi feita uma simulação de abordagem de veículo que contou com diversas orientações necessárias para esse procedimento em vias públicas. “Na prática, é possível aprender melhor a encarar um cenário em que se demandam determinadas disposições”, aponta o agente Daniel, coordenador de Ensino e Instrução da Guarda Civil de Mesquita.
A capacitação também contou com a presença das Guardas Municipais de Tanguá, Vassouras e Rio Bonito. “É fundamental preservar a segurança dos nossos agentes. Por isso, estamos sempre buscando maneiras de trazer novos conhecimentos para capacitá-los, diante das situações de trabalho no cotidiano”, valoriza Wanderley Fordiani, subsecretário municipal de Segurança, Ordem Pública e Cidadania.
Fonte: Defesa Agencia de Noticias