A Operação Fio Desencapado apreendeu 8,4 toneladas de fios de cobre em Florianópolis, além de uma máquina usada para triturar o metal. O proprietário de um ferro-velho, localizado no Norte da Ilha de Santa Catarina, foi preso suspeito de receptação e o estabelecimento interditado. Segundo a Prefeitura, a operação realizada por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, foi uma das maiores para o crime da história do Estado.
A força-tarefa se encarregou de fiscalizar até sexta-feira (16) os 61 pontos suspeitos de fazerem a receptação de fios. Os alvos serão constantemente fiscalizados para verificar se as irregularidades identificadas foram regulamentadas.
Segundo a Prefeitura, o combate ao furto de fios é uma prioridade da administração, visto que o crime vem causando sérios problemas na cidade, prejudicando principalmente os sistemas de iluminação e semafóricos.
A Operação Fio Desencapado
A Operação Fio Desencapado passou a ser uma força-tarefa semanal em 31 de julho e, desde então, já obteve resultados expressivos. Segundo a empresa de telefonia Oi, a quantidade de fios roubados desde o início de agosto foi a menor registrada em 2023.
A força-tarefa atua também fiscalizando as questões de saúde pública relacionadas ao acúmulo de resíduos nos locais que propiciam a proliferação de doenças, como a dengue, e ainda os possíveis prejuízos à natureza e ao meio ambiente. Trata-se de uma operação integrada com as forças de segurança de Florianópolis, que fiscaliza estabelecimentos que comercializam sucatas, ferro-velho e que, eventualmente, podem fazer a receptação de fios furtados nas ruas da cidade.