A Câmara Municipal de Ipatinga aprovou em segunda votação o projeto de lei que cria a Guarda Municipal. O texto foi aprovado nesta sexta-feira (18), durante reunião extraordinária.
De autoria do Executivo, o projeto prevê a criação de 200 cargos que serão preenchidos por meio de concurso público, além de quatro cargos comissionados. Segundo o texto, a Guarda Municipal terá caráter de proteção preventiva da população e de cuidar do patrimônio público.
“A Guarda Civil Municipal, além de agregar nova medida de prevenção e repressão da violência, irá possibilitar ações integradas mais eficazes, estratégicas e de pronta resposta às ocorrências de primeiro nível, aquelas não emergenciais, liberando, dessa forma, os policiais da Brigada Militar para o atendimento das demandas mais graves”, disse o texto da proposta.
O líder do governo na Câmara, vereador Ley do Trânsito (PSL), explicou sobre a importância da criação da Guarda Municipal em Ipatinga.
“Sabemos que a cidade anseia a criação da Guarda Municipal há vários governos. E a Guarda Municipal vem para reforçar a segurança pública em Ipatinga, auxiliando as forças de segurança da Polícia Militar e da Polícia Civil”, afirmou.
O vice-presidente do Legislativo, Adiel Oliveira (PMN), também defendeu a proposta apresentada pela prefeitura.