Sete escolas municipais estão fechadas desde a última segunda-feira (18), no bairro da Valéria, totalizando 2.607 alunos sem aula por conta de constantes confrontos durante a operação policial contra o crime organizado, desde a última sexta-feira (15), que resultou na morte de um agente federal.
As escolas municipais que estão com aulas suspensas são: São Francisco de Assis, Batista de Valéria, Nossa Senhora Aparecida, Milton Santos, Afonso Temporal, Cmei João Paulo I e Cmei Maria Rosa Freire estão com as atividades suspensas.
Diante da situação de suspensão das aulas, o prefeito Bruno Reis informou em nota a que a Guarda Municipal será disponibilizada para fazer segurança nas escolas.
“A Prefeitura de Salvador informa que a Guarda Civil Municipal (GCM) realizou na tarde de ontem, terça-feira (19), uma vistoria nas sete escolas temporariamente sem aulas no bairro de Valéria para determinar em quais delas as atividades podem retornar com garantias de segurança para alunos e professores a partir desta quarta-feira (20).”, informa a nota.
A Tribuna da Bahia entrou em contato com a GCM, que informou como procederá a ação.
“Conforme pedido prévio da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), as escolas que estiverem no raio de ação das operações que ainda são realizadas pelas polícias Federal, Militar e Civil no bairro não poderão ter as aulas retomadas. A estimativa é que a operação da GCM nas escolas municipais envolva pelo menos nove viaturas e 36 agentes. Não há prazo para que a operação termine.”