Um homem foi preso após ser perseguido pela Guarda Municipal (GM) na madrugada desta terça-feira (15), em Ponta Grossa. O rapaz dirigia um veículo alcoolizado, realizou várias manobras perigosas e proibidas e ainda bateu, derrubou e furtou placas de sinalização de trânsito.
O condutor acabou sendo abordado já na região de Uvaranas, foi flagrado no bafômetro e encaminhado à Delegacia da Polícia Civil.
A ocorrência teve início quando uma equipe da GM, que fazia um patrulhamento na região da Rodoviária Intermunicipal, notou o veículo Grand Livina, de cor branca, se deslocando cantando pneus pela avenida Visconde de Taunay, no sentido bairro-centro. A equipe da Guarda iniciou então o acompanhamento tático do carro, mas apesar dos esforços, com sinais sonoros e visuais, o motorista seguiu em alta velocidade.
Em um primeiro momento, os guardas perderam o veículo de vista. Instantes depois, munícipes contaram que havia um veículo fazendo manobras arriscadas na região da rua Vicente Machado. Uma nova equipe da GM foi até o local e visualizou o condutor do Livina cantando pneus e realizando “manobras perigosas”.
Os guardas novamente iniciaram uma perseguição pela avenida Vicente Machado, seguindo pela Dom Geraldo Pellanda, já em direção à região de Uvaranas. Novamente, o motorista fugiu em alta velocidade, praticando manobras arriscadas, ignorando sinais vermelhos, preferenciais e cometendo outras infrações de trânsito.
Compartilhando informações sobre o veículo na rede de rádio da Guarda Municipal, a equipe conseguiu apoio de outras viaturas e a abordagem foi finalmente realizada na avenida Dom Geraldo Pellanda. Cercado, o homem parou o carro e foi revistado e abordado pelos guardas – foi necessário uso de algemas, já que o rapaz estava agressivo.
Visivelmente alcoolizado, o homem foi submetido ao teste do bafômetro que comprovou o crime de embriaguez ao volante com 0,61 MGL de álcool – o teste foi feito com o apoio de uma equipe da Polícia Militar. No carro, os guardas ainda encontraram uma placa de sinalização e um dano na traseira do veículo – questionado, o condutor contou que bateu contra a placa e decidiu furtar a sinalização após a batida.
Após a perseguição, o homem foi preso em flagrante e levado à Delegacia da Polícia Civil. Já o carro foi apreendido e guinchado para o pátio do Batalhão da Polícia Militar.
Fonte: https://cgn.inf.br/