Nesta sexta-feira (23), a Guarda Municipal de Dourados realizou a primeira aula do Curso de Formação Profissional para a turma de 29 futuros agentes da corporação. Diversas autoridades e profissionais da área de segurança participaram da ação, ocorrida no (CEEP) Centro Estadual de Educação Profissional, a qual contou com a palestra do promotor público Radamés de Almeida Domingos.
O prefeito Alan Guedes cita que a gestão municipal optou com incrementar a mão de obra profissional no órgão por meio de encaminhamento em vagas remanescentes de um concurso da Guarda realizado em 2016. Para tanto, Guedes destaca antes dessa ação, a opção foi por investir em equipamentos e fazer alguns ajustes internos.
“Avaliadas as oportunidades, entabulamos um acordo judicial com o Ministério Público, depois de uma estruturação material na GM, regularizamos 10 anos de ausência de porte para os guardas. Destaco que tínhamos ainda coletes balísticos vencidos, problemas com viaturas, hoje temos armas, teaser, estamos em andamento com um convênio com o Governo do Estado para receber as pistolas 9 mm e a gente fez uma adequação na carreira da quarta turma e agora recebe a quinta turma com um salário inicial mais adequado e com melhores condições para se realizar um bom trabalho”, destacou.
Após a formação, os novos guardas atuarão no policiamento comunitário, fiscalização ambiental, fiscalização de trânsito, fiscalização de patrimônio público, entre outros.
A diretora-geral da Guarda Municipal, Graziele Cespedes Nascimento, destacou que a formação objetiva fornecer aos novos agentes base teórica e prática para ao trabalho diário, com impacto em melhorias na segurança pública.
“Temos uma grande satisfação receber novos servidores, estruturamos a formação para se prepararem para muito trabalho. Certamente ter essa melhoria no quantitativo de agentes vai agregar e trazer um melhor atendimento para a população”, apontou.
Essa é a quinta edição do Curso de Formação voltada para candidatos remanescentes do último concurso realizado pela Prefeitura de Dourados.
De acordo com a prefeitura, os novos agentes passarão por uma academia durante quatro meses, com formação prevista de 986 h/aula.