A Guarda Municipal de Curitiba está promovendo um curso de capacitação para guardas municipais de várias partes do estado a fim de prepará-los para se tornarem instrutores de armamento e tiro. As aulas, que começaram nesta semana, terão a duração de um mês.
O curso totalizará 204 horas/aula e conta com a participação de guardas municipais de Curitiba, dos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (COIN-GM), Litoral e Interior do Paraná. Ele abordará tanto aspectos teóricos quanto práticos, capacitando os profissionais nas áreas de história da arma de fogo, classificação das armas de fogo e munições, legislação, regras de segurança, balística, didática, entre outros.
O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, enfatizou a relevância da formação de bons instrutores de tiro e destacou a qualidade dos profissionais da GM de Curitiba. “Nesta ação, é visível a importância da união e cooperação entre as guardas municipais do Paraná para o aprimoramento técnico e institucional das corporações”, ressaltou o secretário.
Ao longo do curso, também serão abordadas questões como o papel do instrutor, atendimento pré-hospitalar em situações de combate e situações de baixa luminosidade. O corpo docente é composto por profissionais indicados pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), todos com conhecimentos técnicos e experiência comprovada nas áreas curriculares do curso.
Avaliações serão realizadas ao longo de todo o curso. Para que o aluno seja aprovado, ele deverá atingir uma nota mínima de 70% em cada módulo e obter 100% de frequência.
As aulas são promovidas e executadas pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, por meio da Superintendência da Guarda Municipal (SMDT-GM) e do Centro de Formação da Guarda Municipal de Curitiba (CFGM). Além disso, o Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP) também está envolvido no programa.