Com o objetivo de promover a segurança das pessoas abrigadas e voluntárias no município, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Guarda Municipal, mantém ações preventivas de seguranças nos locais de acolhimento.
As ações, que são realizadas de maneira colaborativa entre GM, Polícia Civil, Brigada Militar e Susepe, focam na segurança dos abrigos cadastrados, realizando, diuturnamente, rondas periódicas e identificação dos acolhidos.
De acordo com o Guarda Municipal André Brito, responsável pelo cadastramento no município, o trabalho integrado é uma forma de garantir o bem-estar e a segurança dos abrigos e seus acolhidos, justamente no período em que eles mais precisam.
“Nosso objetivo é fomentar a sensação de segurança, principalmente nos bairros onde os abrigos estão instalados, a fim de inibir e prevenir que pessoas mal intencionadas tentem se instalar ou se esconder da justiça nos abrigos voluntários”, declarou.
Na última terça-feira, 23, a Guarda Municipal de Gravataí conduziu até o plantão da Delegacia de Polícia Civil uma pessoa que buscava acessar um dos abrigos voluntários localizado no bairro COHAB C. Conforme constava no sistema de Consultas Integradas, o homem estava foragido da justiça.
Durante a tentativa de acesso ao abrigo, o responsável pelo cadastro dos abrigos voluntários junto à Prefeitura consultou a documentação e constatou um alerta no sistema. Após acionada a Guarda Municipal, as equipes se deslocaram até o local e confirmaram a situação. A abordagem resultou na condução de duas pessoas para apresentação à autoridade policial, uma delas por desacato.