A Guarda Civil Municipal de Vitória agora conta com um casal de cães para operações com farejadores.
Os dois, que já iniciaram o adestramento, foram doados pela Polícia Militar do Rio de Janeiro.
Uma equipe da Guarda vai coordenar o trabalho com os dois novos membros da corporação, que inicialmente vão ficar instalados no canil da Polícia Militar do Espírito Santo, em Maruípe.
“É uma inovação que estamos trazendo para a Guarda Municipal de Vitória, para auxiliar os trabalhos das equipes de rua. É um método, que tem comprovada sua eficácia, que proporcionará ainda mais segurança para a população”, afirmou o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Ícaro Ruginski.
A dupla chegou na tarde da última sexta-feira (30). O macho se chama Dru, e nasceu no dia 31 de janeiro de 2020. A fêmea nasceu no dia 11 de fevereiro de 2020 e tem o nome de Flor.
“Inicialmente serão avaliados por profissionais médicos veterinários e cinotecnistas. A expectativa é que após a avaliação, os cães iniciem treinamento de faro, objetivando localização de entorpecentes. Como condutora de cães. irei atuar nos cuidados básicos e alimentação, além de contribuição no adestramento básico. A princípio ficarão em quarentena por ocasião da transferência de canil e neste prazo faremos a avaliação quanto ao uso dos mesmos. Após resultado da avaliação e orientação quanto ao ramo que o cão irá atuar, o treinamento poderá ter duração de três a 12 meses”, explicou a agente Simone Sant’Anna.