Na quinta-feira, 4, a Guarda Civil Municipal ajudou um idoso que estava perdido no Terminal Urbano a retornar para casa. Um usuário do transporte coletivo avistou o senhor, que estava desaparecido desde terça, 2, e informou os agentes. Com agilidade, a Guarda realizou o acolhimento do idoso e localizou os familiares.
A atuação dos agentes reforça o compromisso da gestão municipal com a qualificação dos profissionais. “A ação reforça o preparo da Guarda. Assim que foram avisados, os agentes foram até o idoso e, durante uma conversa tranquila, ele informou seu nome e disse que estava perdido. Após conferir os documentos dele, os guardas verificaram que se tratava de uma pessoa que estava desaparecida há dois dias, conforme boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil. Os agentes entraram em contato com o irmão do idoso, no número que estava no boletim”, detalha o secretário de Segurança, Ivan Quartaroli,
O idoso, que possui uma leve deficiência intelectual, foi entregue à família com segurança.
Preparo – Os guardas são capacitados, desde o início das atividades, para atuar de forma estratégica nas ocorrências a partir da integração com outras secretarias e com apoio do Centro de Controle Integrado (CCI). O sistema de monitoramento inteligente conta com câmeras de identificação facial e leitura de placas de veículos para auxiliar no trabalho da Guarda.
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Segurança, promove, anualmente, diversas capacitações com Guarda Civil Municipal, que atuam de forma preventiva durante patrulhamento, além de realizar abordagens e atender acionamentos por meio do 153.