A Guarda Municipal de Imperatriz, na pessoa do seu comandante, sargento Valterly Barros, acompanhado do coordenador de inteligência, sargento De Jesus e dos Guardas Municipais, Marcelo Augusto e Daniele Marques, representaram a instituição, em uma solenidade na cidade de Itinga do Maranhão. Na ocasião, aconteceu a aula inaugural dos alunos da Guarda Municipal de Itinga. A GMI por ser uma instituição de referência na região, recebeu o convite para estar presente na histórica aula de abertura, do curso de formação.
O prefeito de Itinga do Maranhão, Lúcio Flávio, falou da referência da Guarda Municipal de Imperatriz, para a instituição daquela cidade e sempre que precisou de informações a respeito da criação da Guarda de Itinga, procurou se inteirar dos fatos, por meio da GMI. Representantes da Guarda Municipal de Itinga do Maranhão, durante o processo de criação dessa instituição de segurança na cidade maranhense, que fica na fronteira com o estado do Pará, às margens da Belém-Brasília, vieram a Imperatriz, para tirarem algumas dúvidas.
Durante a solenidade da aula inaugural do curso de formação dos Guardas Municipais de Itinga do Maranhão, o comandante da Guarda de Itinga, Gilson Almeida, agradeceu a presença da GMI, pelo constante apoio.
A Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), que em 2023 comemora o seu terceiro ano de atividades, é a mais bem preparada do Maranhão. É a única Guarda do Brasil que já nasceu armada, em função do trabalho feito, logo após o concurso público, pelo então comandante, delegado de Polícia Civil, José Ribeiro de Oliveira. Além do curso de formação, os 81 componentes da GMI, realizaram vários outros cursos, incluindo o de Rondas Ostensivas Municipais (ROMU), que formou um quadro de GMIs, que representam com grandes ações ostensivas, uma das principais forças de segurança de Imperatriz.
A Guarda Municipal de Imperatriz, vinculada ao Gabinete do Prefeito Municipal, órgão de natureza permanente, é responsável pelas políticas de segurança urbana e prevenção da violência criminal, destinada à proteção de bens, serviços e instalações públicas municipais.
São princípios mínimos de atuação da Guarda Municipal de Imperatriz:
I – proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas;
II – preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas;
III – patrulhamento preventivo;
IV – hierarquia;
V – disciplina;
VI – moral;
VII – ética;
VIII – compromisso com a evolução social da comunidade; e
IX – uso progressivo da força.
Esses princípios, pela referência, também serão seguidos pela Guarda Municipal de Itinga, que iniciará suas atividades, com o curso de formação.
O comandante da GMI, Valterly Barros, destacou que é “uma satisfação ter dado apoio, desde o início, a criação da Guarda Municipal de Itinga do Maranhão. O prefeito Lúcio Flávio, junto com o comandante da GM de Itinga, Gilson Almeida, enfatizou que nossa GMI é referência na região e muito atuante e vai seguir as mesmas normas”.