A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos comemorou os 15 anos de proteção à fauna e à flora da cidade por meio da Inspetoria Ambiental nesta sexta-feira (14) no Adamastor. A equipe acumula histórias de 7,5 mil animais silvestres, aves, répteis e mamíferos resgatados em situação de risco, em cativeiros ilegais ou feridos. Desses bichos, 1,1 mil foram socorridos entre janeiro de 2023 e junho deste ano.
Foram apresentados também os novos sete guardas recém-formados que irão compor o efetivo ambiental, que agora conta com 42 agentes no atendimento 24 horas a ocorrências, fiscalizações preventivas e patrulhamentos por toda a cidade e em áreas de proteção permanente, além da promoção de projetos educativos. Essa rotina engloba o programa ambiental “Protegendo vidas, guardando o futuro”, que foi premiado em maio pelo Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança devido às suas conexões com as metas sustentáveis da ONU.
“Além de aumentarmos a equipe, também iremos trocar todo o armamento. Em breve os agentes terão equipamentos completamente novos. Nosso curso de capacitação ambiental já é um dos melhores do Brasil, mas estamos trabalhando para que seja ainda melhor. Logo estaremos capacitando também guardas de outras cidades”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Márcio Pontes.
Para o chefe da Inspetoria Ambiental, Pedro Sarmento, a conscientização da população e a valorização da cidadania são dois importantes pilares para que a natureza prospere na região, uma vez que constantemente a equipe percorre a cidade e flagra desmatamentos, ocupações de áreas preservadas, descartes irregulares de resíduos sólidos, queimadas de vegetação e soltura de balões, além de resgatar muitos animais feridos por linhas de pipa revestidas com materiais cortantes. “As questões do meio ambiente e a utilização de recursos ambientais precisam de atenção da sociedade”, pontuou Sarmento.
GCM Ambiental
A GCM Ambiental trabalha diariamente pela conservação ecológica do município, cercado por remanescentes florestais da Mata Atlântica, como a Serra da Cantareira, que oferecem habitat para diversas espécies de animais ameaçados de extinção. O munícipe que encontrar algum animal silvestre ou flagrar uma infração ambiental deve ligar para a Central de Atendimento da Guarda Civil Municipal pelo telefone 153, que funciona 24 horas, todos os dias da semana.
Foto: Diego Frois/PMG