O Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, entregou oficialmente, na na noite da última quinta-feira, 28/05, uma nova base operacional da Guarda Municipal de Florianópolis (GMF), a força policial da Secretaria de Segurança Pública da Prefeitura de Florianópolis.
Com mais de 10 mil habitantes e localizada a 27 quilômetros da região central, o bairro Canasvieiras, no Norte da Ilha, foi o bairro escolhido para sediar o ponto. A nova Central conta com a atuação de 22 agentes e com a alocação de cinco viaturas fixas.
O Prefeito Gean Loureiro também entregou as 14 novas viaturas adquiridas via locação, em substituição de veículos mais antigos. A cerimônia fez parte da comemoração dos 17 anos de criação da GMF na Capital.
A nova base já está em pleno funcionamento e após a solenidade, deu início a sua primeira ação no Norte. Os agentes realizaram neste uma blitz educativa para se apresentar à população. O trabalho na região seguirá promovendo o policiamento de proximidade, à exemplo do que vem sendo realizado em outros bairros pela GMF, o que inclui rondas no entorno do comércio, praças e parques, por exemplo.
“Com mais essa conquista, a cidade, em especial a região Norte adquire uma nova força para garantir a segurança e ordem pública. Com um crescimento acelerado que atrai cada vez mais, moradores e turistas, se faz necessário esse reforço. Sem dúvida, um grande avanço para nossa corporação. Estamos comemorando esse momento com muito trabalho, como tem que ser”, explica o Secretário de Segurança Pública de Florianópolis, Araújo Gomes.
Durante a cerimônia, não houve nenhuma informação do efetivo da Guarda Municipal, há muito tempo defasado. Ainda há o problema da falta da progressão de carreira de muitos agentes da Guarda Municipal de Florianópolis.
Mais cedo, ainda na tarde da última quinta-feira, na base da corporação localizada na região Continental, agentes das primeiras turmas receberam homenagens em prol do seus trabalhos realizados nos últimos anos.
Tendo a sua primeira turma formada em maio de 2004, a Guarda Municipal de Florianópolis completou 17 anos com diversos trabalhos em prol da segurança pública na cidade.
A corporação conta com a Ronda Ostensiva do Município de Florianópolis (ROMU) e com o Núcleo de Operações com Cães (NOC).
A instituição realiza a Blitz da Lei Seca, e do Sossego, Operações A Praça é Nossa, Fio Desencapado, além do projeto Guardião.
A GMF também participa diariamente da força-tarefa multisetorial que fiscaliza o cumprimento das medidas de controle da pandemia na Capital. Ao todo, a corporação conta com 182 agentes integrados ao seu efetivo.