No fim da tarde desta terça-feira, 6, a direção da FENAGUARDAS se reuniu com o Grupo Técnico da equipe de transição do novo Governo, composta pelo senador eleito Flávio Dino, nome cotado para assumir o Ministério da Justiça, juntamente com os deputados federais Natália Bonavides, Jones Moura e Valtenir Pereira.
Durante as conversas, a diretoria da Federação entregou um documento com as principais pautas dos guardas municipais, sendo algumas delas: porte de arma fogo dos guardas municipais; segurança jurídica através da inclusão das Guardas Municipais no rol do caput do artigo 144 da CF/88; inclusão dos guardas municipais nas mesmas regras previdenciárias dos demais operadores de segurança pública; atualização da matriz curricular de formação das Guardas Municipais; e políticas públicas de curto, médio e longo prazo.
Os representantes da Federação ressaltaram que, nos últimos anos, embora os GMs integrem o Sistema Único de Segurança Pública do país, estando presente em mais de 1256 municípios, representando o terceiro maior segmento proporcionalmente em efetivo, com cerca de 120 mil profissionais, temas referentes à Segurança Pública Municipal foram deixadas de lado pelas políticas públicas do Governo. Isso paralisou os debates e, consecutivamente, os avanços das pautas da categoria.
Dessa forma, a diretoria pediu que o Governo eleito tenha sensibilidade e mantenha diálogo com os guardas municipais para que as demandas apresentadas sejam encaminhadas e concretizadas.
O senador eleito Flávio Dino e demais representantes do Grupo Técnico se mostram dispostos a tratar as pautas apresentadas com toda equipe de transição e se comprometeram a seguir articulando e conversando com a FENAGUARDAS.
A Federação esteve representada pelo presidente Luiz Vecchi, pelo vice-presidente Souza Júnior, pela diretora Jurídica Rejane Soldani e pela diretora da Mulher Geridiane Oliveira.