NOTA DE PESAR E INDIGNAÇÃO DA FENAGUARDAS PELO TRÁGICO ASSASSINATO DO GUARDA MUNICIPAL EM PIRACICABA
24 de janeiro de 2025FENAGUARDAS ressalta que pesquisa do MJSP sobre Guardas Municipais se encerra no dia 31 de janeiro
27 de janeiro de 2025A FENAGUARDAS participou, nesta sexta-feira, 24, de uma reunião da UGT Nacional, em São Paulo, e, na ocasião, entregou ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, um ofício com contribuições e apontamentos referentes ao papel das Guardas Municipais, especificamente, no âmbito da PEC da Segurança Pública.
No documento, a FENAGUARDAS destaca a importância do fortalecimento da Segurança Pública em nível nacional e apresenta fundamentos baseados em estudos técnicos, em debates com profissionais da área e nos avanços legais já alcançados, como o Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei nº 13.022/2014) e o Sistema Único de Segurança Pública (Lei nº 13.675/2018).
Foi destacado ao vice-presidente que a luta da FENAGUARDAS, enquanto representante da Nação Azul Marinho, é pelo reconhecimento formal das Guardas Municipais como integrantes do sistema de segurança pública nacional, promovendo uma abordagem preventiva e comunitária que assegure maior eficiência, integração e proximidade com a população.
Além disso, a FENAGUARDAS lembra que a alteração na Constituição permitirá o acesso das futuras Polícias Municipais a recursos federais, como os do Fundo Nacional de Segurança Pública, garantindo modernização, capacitação e melhoria contínua nos serviços prestados à sociedade.
Em conversa com Geraldo Alckmin durante o evento, a diretoria da Federação também ressaltou que esta proposta está alinhada a recentes decisões do Supremo Tribunal Federal, que já reconhecem as Guardas Municipais como parte do sistema de Segurança Pública.