Em Cubatão, o combate à violência nas escolas já começou com a prevenção. Como parte das ações está a presença constante de guardas civis municipais dentro das unidades, reforço da ronda escolar e orientações preventivas para profissionais da Educação. A ações foram anunciadas hoje (11) e já entraram em prática na mesma tarde.
As novidades foram informadas por César Nascimento, secretário de Governo, que conduziu o encontro a pedido do prefeito Ademário Oliveira. “Criamos esta força-tarefa entre Governo Municipal (Segurança Pública e Educação) e Polícias Civil e Militar. Neste primeiro momento, o objetivo é o de observar e trazer sensação de segurança para a comunidade escolar e familiares para que as crianças possam frequentar a escola com tranquilidade”, afirmou Nascimento.
A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania (Seseg) detalhou que a Guarda Civil Municipal (GCM) estará presente dentro das 51 unidades escolares municipais, atenta e observando comportamentos. Do lado de fora, em parceria com a Polícia Militar, a ronda escolar está sendo ampliada tanto na entrada e saída, quanto no entorno dos colégios municipais e estaduais.
“Também trata-se de uma ação preventiva, com verificação de muros, portões e grades das escolas, evitando aproximação de pessoas”, esclareceu Pedro de Sá, secretário da Seseg. Informou, ainda, que foi elaborado um mapeamento com todas as escolas da cidade, incluindo as particulares, ampliando o horizonte da ronda ostensiva para estes locais já nesta quarta-feira, a pedido do Legislativo Municipal.
A Seseg orienta que professores e pais fiquem atentos às mudanças de comportamento de adolescentes e jovens. Em especial aos pais, que observem de perto a conduta dos filhos nas redes sociais. E que diante de qualquer suspeita, entrem imediatamente em contato com a direção da escola ou com a Guarda Municipal por meio do 153.
A Secretaria de Educação (Seduc) detalhou que mantém contato direto com diretores de escola e equipe gestora e determinou medidas restritivas no acesso às escolas municipais, com especial orientação aos controladores de acesso. “Além disso, a Seduc está investindo na contratação de psicólogos efetivos para atuarem nas unidades, grande apoio neste momento importante. É um trabalho de prevenção do ponto de vista pedagógico, aliando segurança e saúde mental”, disse Guilherme Amaral, secretário-adjunto de Educação.
Combate às notícias falsas – Sobre os áudios disseminados em rede social e aplicativos de mensagens sobre falsas ocorrências em escolas, a Polícia Militar informou que somente nesta terça-feira (10) recebeu 16 chamadas pelo telefone 190 sobre o assunto. “Não havia nada de concreto, apenas reflexo dos áudios inverídicos que foram distribuídos”, afirmou o capitão PM Elizardo Matos, comandante da 4ª Cia de Cubatão. O Capitão PM sugere à comunidade que tenha cuidado com fake news e que não repasse mensagens recebidas em massa, ligando sempre para o telefone da Polícia Militar em caso de dúvidas.
Já Fábio Guerra, Delegado Titular de Cubatão, garantiu que a Polícia Civil está atenta às movimentações em redes sociais e que todas as denúncias sobre fake news e ameaças estão sendo imediatamente investigadas. E disponibilizou o telefone 181 do disque denúncia, disponível 24 horas por dia, para atender a qualquer tipo de informação.
Também participaram da reunião a Chefe de Gabinete Renata Almeida, Secretário de Comunicação Claudio Barazal, superintendente da Companhia Municipal de Trânsito Jeferson da Silva e a vereadora Jaque Barbosa.
Por Morgana Monteiro/Secom Cubatão
Fotos de Divulgação PMC