Na data de 15/03/2022, a diretoria da FENAGUARDAS esteve reunida com técnicos Secretaria Nacional de segurança Pública – SENASP onde foram tratadas questões relativas a regularização das instituições Guardas Municipais junto ao Ministério da Justiça e segurança para o acesso do programa de habitação para os profissionais da Segurança Pública, porte de arma e uniformização de dados estatísticos do trabalho das diversas Guardas Municipais do Brasil.
O presidente da entidade Sr Luiz Vecchi entregou exemplares da Revista da POLICIA MUNICIPAL da Federação que demonstra o trabalho dos Guardas municipais atuando na segurança pública em várias regiões do Brasil e que diuturnamente trabalham nas cidades protegendo principalmente os munícipes.
No tema habitação, com exceção das Guardas Municipais já regularizadas para acesso ao HABITE SEGURO, os técnicos da informaram que apenas 84 Guardas Municipais procuraram a SENASP para se adequarem as regras da Lei nº 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais) e garantir aos seus profissionais acesso ao financiamento imobiliário.
Em relação ao porte de arma foi relatado a diferença de entendimento das diversas superintendências da Policia Federal nos critérios para concessão do porte para policiais das Guardas Municipais.
Os técnicos da SENASP relataram dificuldades de coletas de dados estatísticos para direcionar o financiamento de projetos voltados a segurança pública nas cidades.
Foi questionado pelo diretores da FENAGUARDAS os motivos de no Programa Nacional de Qualidade de Vida Profissional da Segurança que no último questionário para os profissionais da segurança pública não elencou os Guardas Municipal. Foi alegado que no futuro irão fazer a devida correção.
A diretoria da FENAGUARDAS se colocou à disposição para futuras reuniões com a SENASP.
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES