Entre março e junho deste ano, desde o decreto do estado de calamidade pública em Jundiaí, por conta da pandemia do novo coronavírus, equipes da Guarda Municipal recuperaram 70 veículos com queixas de furto ou roubo através do patrulhamento 24 horas e do sistema OCR – que faz o reconhecimento óptico dos caracteres das placas dos carros, caminhões e motocicletas que entram e circulam no município.
Os números são do setor de estatísticas da Unidade de Gestão de Segurança Municipal.
Os dados mostram ainda que o Centro de Controle Operacional (CCO) da GM monitorou, nestes quatro meses, cerca de 676 casos, desde acompanhamento de veículos suspeitos flagrados pelo OCR até indivíduos suspeitos de delitos nos pontos em que há câmeras fixas da Guarda Municipal. O CCO trabalha em conjunto com o setor de trânsito da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte e o SAMU nos casos em que há registro de imagens.
A Divisão de Inteligência da Informação da Unidade de Segurança monitorou, nestes quatro meses, 45 milhões de veículos na cidade. A eficiência e a consolidação do sistema são as razões de tantos veículos recuperados.
“As câmeras de monitoramento estão instaladas em 187 pontos da cidade (102 equipamentos fazem parte do OCR). Novas câmeras foram colocadas no bairro Santa Gertrudes e teremos outros bairros contemplados em breve”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Segurança Municipal, Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó).
Ele elogiou o empenho das equipes de rua e as de monitoramento na fiscalização feita com apoio das câmeras. “Os atendimentos pelos telefones 153 (emergência) e 156, além do aplicativo da Prefeitura de Jundiaí, têm ajudado as equipes a solucionar casos de veículos suspeitos”, emenda o gestor.
“Essas duas ferramentas são de extrema importância para os GM que realizam o patrulhamento nos casos envolvendo veículos furtados ou roubados. Pedimos que os cidadãos continuem denunciando, pois o nome deles será mantido no mais absoluto sigilo”, completa o comandante da Guarda Municipal, Benedito Marcos Moreno.
De março a junho de 2020, foram recebidos pelos telefones 153 e 156 e pelo aplicativo da Prefeitura aproximadamente três mil denúncias, entre veículos suspeitos, tráfico de drogas, uso de cerol nas pipas e aglomerações de pessoas.