Com o objetivo de transferir conhecimento e qualificar seu efetivo para melhor prestação do serviço público, a Guarda Civil de Contagem mantém um Centro de Formação e Capacitação que promove cursos ao longo do ano em parceria com diversas instituições. O mais recente foi realizado nesta quarta (9/3) e quinta-feira (10/3), na Faculdade Única, com o objetivo de instruir os guardas quanto ao papel da Ouvidoria do Município de Contagem. O curso foi promovido para duas turmas, tendo cada uma, aproximadamente, 20 agentes.
Ministrada pelo próprio ouvidor-geral, Guiseppe Gazzinelli, a palestra abordou os aspectos da Lei Federal 13.460/2017, que regulamenta o serviço de ouvidoria e dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços público; e da Lei Municipal 002/2005 que estabelece as atribuições e competências da Ouvidoria de Contagem.
Gazzinelli explicou aos agentes de segurança como funciona o serviço, qual propósito dele e como acessá-lo. “Buscamos evidenciar os direitos do cidadão, municiando os agentes de informações para que possam orientar e direcionar a população de forma assertiva”.
Para ele, o guarda civil é um importante prestador de serviço, que lida diretamente e diariamente com situações das mais diversas naturezas. “É fundamental que ele compreenda que a Ouvidoria é um órgão para auxiliá-lo nessa interação com o cidadão, sendo responsável por acolher dúvidas, sugestões ou reclamações e por garantir a participação social. É importante que o guarda, não só conheça este serviço, como também informe a população sobre sua existência e incentive-a a acessá-lo”, salientou o auditor.
Uma das participantes, a guarda civil Grasielle Marie, avaliou que a palestra foi importante para esclarecer dúvidas e aprimorar a abordagem que é feita ao cidadão. “Precisamos ter momentos como este para ampliar nosso conhecimento e prestar um atendimento cada vez mais eficiente e que, de fato, faça diferença na vida do contagense. Para nós, que fazemos o patrulhamento preventivo e comunitário no município, é importante que o cidadão saia com a sensação de que foi bem atendido e orientado quanto à sua necessidade”, opinou.
Ouvidoria de Contagem
A ouvidoria é um órgão da Prefeitura que funciona como um espaço de diálogo entre o cidadão, o servidor e a administração pública, visando ao aperfeiçoamento dos serviços públicos.
O órgão mantém serviços de atendimento às reclamações e sugestões dos cidadãos. Também possibilita aos cidadãos acesso a registros administrativos e informações sobre atos de governo; apresentação de reclamações ou elogios relativos à prestação dos serviços públicos em geral; denúncias do exercício negligente ou abusivo de cargo, emprego ou função pública, entre outras demandas. Foi instituído com a finalidade de viabilizar os direitos dos cidadãos de serem ouvidos e terem suas demandas pessoais e coletivas tratadas adequadamente.
O órgão atende presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na avenida João César de Oliveira, 6.620, bairro Novo Eldorado. O atendimento virtual pode ser feito, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, por meio do WhatsApp 97306-5261; telefone: (31) 3391-1061/0800 0313188 ou e-mail: ouvidoria.cidadao@contagem.mg.gov.br